A vacinação representa uma das intervenções mais efetivas no âmbito da saúde publica, protegendo milhares de crianças de doenças e de deficiências. O acesso à vacinação evita a morte de milhares de Crianças com menos de 5 anos, por doenças evitáveis por vacinação, permitindo a realização de todo o seu pleno potencial.

A vacinação é uma responsabilidade individual e coletiva, que deve ser analisada, compreendida e reforçada sobretudo entre os mais vulneráveis e de difícil acesso. Garantido, que cada criança nasça, viva e cresça livre de doenças evitáveis, independentemente do lugar onde vivam e das circunstâncias em que se encontram.

A responsabilidade social deve, por isso, ser intensificada através de uma estratégia mobilização social que reforce a comunicação interpessoal no espaço organizacional, social e individual promovendo a adoção de boas praticas, a mudança de comportamento e atitude, convergindo numa mudança social para ao aumento do acesso à vacinação, concorrendo para o objetivo de eliminar, erradicar e controlar todas as doenças evitáveis por vacina. Para que cada criança nasça, viva e cresça livre de doenças evitáveis.

Identificar os comportamentos e atitudes que impedem o pleno acesso a vacinação, através de um estudo sobre comportamento torna-se essencial para identificar as razões e ultrapassar as barreiras e constrangimentos de modo a erradicar e controlar todas as doenças evitáveis por vacina.

Nesse sentido, o estudo comportamental contribuirá para a definição de estratégias de comunicação baseadas em dados administrativos, operacionais e complementado com o conhecimento comportamental das comunidades em meio rural e urbano, correspondentes às zonas de mais baixa cobertura vacinal.

Esta é uma publicação do UNICEF publicada originalmente em seu site.